segunda-feira, 29 de outubro de 2012

IX CONGRESSO ACADÊMICO SOBRE DEFESA NACIONAL

Ocorreu nos dias 22 a 26 de outubro de 2012, na Academia da Força Aérea em Pirassununga o IX Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional.

Intensos trabalhos de debates e palestras que tiveram a presença de personalidades como o Ministro Celso Amorim, o primeiro astronauta brasileiro Marcos Pontes, o Comandante Rudibert Kilian, Coronel Bueno, Comandante Junichi Saito, além de diversos outros militares do topo da hierarquia de comando e acadêmicos de 30 universidades do todo o Brasil, que discutiram os assuntos da ordem do dia no que tange à Defesa Nacional.

O evento que ficará marcado na história, foi um exemplo de organização e cordialidade por parte da Academia da Força Aérea Brasileira, comandada pelo Brigadeiro do Ar Carlos Augusto Amaral Oliveira, Comandante da Academia. Todos os cadetes e oficiais deram um exemplo aos civis e demais militares de como as Forças Armadas se inseriram em uma nova etapa de evolução e transformação, com o objetivo de "servir a Nação", desconstruindo e derrubando inúmeros "Pré" conceitos que povoavam o imaginário dos participantes.

O processo de Redemocratização do País envolve um novo pensamento e postura das forças e do Ministério da Defesa, e também da Sociedade Civil, que devem realizar a reconciliação Nacional necessária ao fortalecimento dos Interesses Nacionais e do Povo Brasileiro, que estão insculpidos no texto constitucional brasileiro.

A renovação desse pensamento nos faz lembrar do papel primordial que a União de forças entre sociedade civil e das forças armadas tem para a valorização do Brasil no cenário internacional e também na construção de uma nação onde os valores da ética, da moral e do patriotismo sejam colocados em um local de destaque.

Como bem ressaltaram o Ministro Celso Amorim e o Comandante Carlos A.A. Oliveira um Estado Brasileiro Forte necessariamente envolve Forças Armadas estruturadas e preparadas para defender os interesses da Nação Brasileira.

A participação da Academia e de civis nesse processo é de grande importância para que os dois lados estejam em sintonia com os valores Democráticos e com os Direitos Fundamentais, realizando a reconciliação necessária pelo passado Ditatorial do Brasil, para a construção de um futuro onde ambos estejam mirando os mesmos objetivos.

O Grupo de Estudos em Direito Internacional da Newton Paiva agradece ao Ministério da Defesa, na pessoa do Ministro Celso Amorim, e às Forças Armadas, na pessoa do Comandante Carlos A.A. Oliveira, pela oportunidade de entender o que as forças armadas pensam sobre Defesa Nacional e pela excepcional experiência de participar do evento.



Prof. William Aoki, Prof. Abrãao Gracco, Alessandra e Camila da Dom Helder

Fabiana Pacheco, Maria Peixoto,Deborah Soares, Dalvo Bemfeito, Ana Ambrósio

Prof. Sandra (UFRJ), Prof. William (Newton), Astronauta Marcos Pontes, Prof. Abrão (Dom Helder), Prof. Odilon (Academina Naval - RJ)

Apresentação do Trabalho - GEDINP

GEDINP em ação!

Delegação do GEDINP, com Delegação da UNIR

Simulação de batalha em exercíco de Paintball

Prof. William com Coronel Bueno do Ministério da Defesa

Dalvo Bemfeito, Comandante Carlos Amaral Oliveira, Prof. William Aoki

Prof. William, Oficiais da Artilharia do Exército

Jantar de Gala

Cadete Guirau e delegação do Gedinp

Delegação do Gedinp em visita às aeronaves de treino

Tucanos similares ao da esquadrilha da fumaça

Nenhum comentário:

Postar um comentário