quinta-feira, 4 de junho de 2009

II CONFERENCIA LATINO AMERICANA DE DIREITO E RELAÇÕES INTERNACIONAIS


Estão abertas as inscrições para o maior evento academico do direito internacional organizado totalmente pelos grupos de estudos GEDI-UFMG + GEDINP + IOSC.
O evento ocorrerá em Belo Horizonte em sua segunda edição.
A II COLADRI é uma iniciativa conjunta de estudantes de graduação, através de seus grupos de estudos. Os esforços da organização não haveriam sido possíveis sem a cooperação entre tais grupo.
A II COLADRI está subdividida em três eventos principais:
Colóquio – Ciclo de palestras em Direito e Relações Internacionais ministradas por professores e profissionais especialistas em áreas desses dois ramos.
Seminário – Painéis de apresentação e discussão de trabalhos (papers) de autoria de estudantes (graduação e pós-graduação), pesquisadores, professores e outros profissionais.
CUFTA MERCOSUL – Customs Unions and Free Trade Areas (CUFTA) Moot Dispute Settlement Competition, simulação de um procedimento arbitral perante o Sistema de Solução de Controvérsias do MERCOSUL.
O Colóquio e o Seminário terão suas sessões divididas segundo os seguintes Grupos de Trabalho, que orientam as abordagens acadêmicas da Conferência:
I ) Meio AmbienteII) Comércio InternacionalIII) Direitos Humanos e Direito HumanitárioIV) Direito e Relações Internacionais - Diálogos
O Seminário consistirá na realização de sessões/painéis de apresentação e discussão de trabalhos (papers) de autoria de estudantes (graduação e pós-graduação), pesquisadores, professores e outros profissionais. Para participar, os candidatos devem enviar proposta de trabalho à Coordenação da II COLADRI, que será responsável por selecionar as propostas enviadas. Após a notificação de aceite, os autores das propostas selecionadas deverão enviar os trabalhos completos à Coordenação.
Prazo final para o envio de propostas de trabalho: 26 de junho de 2009.
Prazo final para o envio de trabalhos completos pelos autores das propostas selecionadas: 01 de agosto de 2009.

Para maiores informações sobre a submissão de propostas e trabalhos, veja a Chamada para Trabalhos .


Objetivos
A realização dos seminários apresenta dois objetivos principais. O primeiro deles é a construção de abordagens interdisciplinares do tema “Investindo em um Futuro Comum”, através do enfoque das diversas questões abarcadas por essa temática. O segundo objetivo é a promoção do diálogo entre estudantes, professores e profissionais, nos mais diversos níveis, de maneira a incentivar o diálogo entre perspectivas diferentes e o intercâmbio de idéias. Assim, o Seminário visa criar mecanismos essenciais à construção de um conhecimento compartilhado e capaz de levar à adoção de soluções conjuntas.

Formato
Cada Grupo de Trabalho realizará de três a quatro sessões do Seminário. Cada sessão será composta por um Presidente, um(a) Debatedor(a) e Expositores (Autores). Haverá no mínimo dois e no máximo quatro Expositores por sessão, sendo que cada sessão reunirá preferencialmente participantes – Debatedor(a) e Expositores – de pelo menos 2 (duas) instituições distintas.

Temas a serem abordados em cada Grupo de Trabalho
Os Grupos de Trabalho são orientados segundo a necessidade de abordar assuntos de relevância para o tema “Investindo em um Futuro Comum”. Contudo, a escolha do tema a ser abordado nos trabalhos é livre. A abordagem dos tópicos sugeridos na descrição dos Grupos de Trabalho não é obrigatória e não implica, por si só, vantagem no processo de seleção das propostas.
Customs Unions and Free Trade Areas Moot Dispute Settlement Competition
©Após seguidas participações em diversas Competições de Direito Internacional, os Grupos de Estudo em Direito Internacional de Belo Horizonte decidiram criar a Customs Union and Free Trade Area (CUFTA) Moot Dispute Settlement Competition (Competição Simulada de Solução de Controvérsias em Mercados Comuns ou Áreas de Livre Comércio).
©Em 2008, a primeira edição da CUFTA ocorreu juntamente com a ILSA Conference Brasil 2008, primeira Conferência da ILSA, maior associação de estudantes de Direito Internacional do mundo, a se realizar fora dos Estados Unidos. Naquela ocasião, o caso da competição tratou das controvérsias presentes no contexto de uma União Aduaneira fictícia em função de restrições comerciais alegadamente justificadas pela proteção ambiental. (Para mais informações a respeito da edição do ano anterior, por favor, acesse http://gedi.objectis.net/eventos-1/ilsabrasil2008).
©Este ano, o caso da CUFTA simulará uma disputa frente ao Sistema de Solução de Controvérsias do Mercado Comum do Sul (MERCOSUL).
Maiores informações em : http://coladri.com.br/coladri/

Nenhum comentário:

Postar um comentário